terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

o que é o amor?

apetece-me sorrir.
sei que tenho razões para o fazer mas, as dores físicas que me atacam bem que bastam para que eu perca a boa disposição.
mas, na verdade, são essas dores que me fazem sorrir.
a maior parte das pessoas acaba por associar a felicidade a estar bem, a sentirem-se bem, a estarem felizes com outra pessoas.
não discordo.
na verdade, estão bastante certos.
afinal de contas, não há nada melhor que amar e ser correspondidos, assim como ter alguém ao nosso lado que partilhe e seja fruto da nossa felicidade.
sim, isso é bom, e sim, quem me dera poder estar nesse estado absoluto de felicidade a todas as horas do meu dia, todos os dias da minha vida.
contudo, amar não é apenas ter aquela pessoa ao nosso lado e sorrir.
nós só realmente conhecemos o amor, e não falo da paixão do desejo ou da luxúria, quando nos expomos, quando nos abrimos, quando o momento não é assim tão feliz.
não sei se me estou a fazer compreender, mas eu vou tentar.
o amor não é apenas a felicidade trazida por uma companhia que está ao nosso lado num largo de felicidade. talvez seja aí que realmente podemos mostrar a nossa felicidade aos outros.
sim, de facto, nessas situações, todos os olhares poisam em nós, todas as atenções se focam no nosso sorriso, e todos os observadores mudam a objectiva para a nossa dança.
sim, aí, todos comtemplam a nossa felicidade, o nosso amor.
mas, isso, por muito bom que seja, não chega para nós podermos dizer com toda a certeza que somos felizes, que somos amados.
afinal de contas, os sorrisos em tempo de paz são fáceis.
o amor chega mais tarde, quando as luzes se apagam e quando somos mergulhados na escuridão.
aí sim, saberemos se somos amados ou não.
afinal de contas, "when the going get's tough, toughs get going..." lá dizia a canção, e bem!
só nos nossos momentos mais sombrios é que podemos realmente ver se somos amados.
não é preciso muito, mas reparem nas vezes em que somos deitados aos leões.
quantos dos nossos amores é que ficam?
amar não é apenas a companhia que está a nosso aldo na festa.
é sobretudo o empurrão que nós precisamos para sair do buraco.
amar não é apenas um beijo e um abraço a ver o pôr-do-sol.
é sobretudo o abraço e o carinho quando tudo o resto parece perdido.
amor não é o sexo apaixonado no ínicio do dia.
é sobretudo o levantar a meio da noite para cuidar das nossas feridas.
o amor é bonito e é capaz de ser a melhor coisa do mundo.
concordo.
mas, o amor é mais do que aquilo que estamos habituados a receber e a dar.
é esse esforço extra por outra pessoa que é o amor.
é esse acto cujo único interesse que contém é o desejo do nosso bem-estar.
isso é o amor.
eu sou amado.

Sem comentários: